Os dentes

Dentes e fases de desenvolvimento

A história dos dentes inicia-se ainda na gravidez com a formação da génese dos dentes de leite, a chamada primeira dentição ou dentição decídua. É importante ficar a conhecer o calendário da dentição e as várias etapas do nascimento dos dentes do seu filho.

Calendário da Dentição 

Primeira dentição, dentição de leite ou decídua:

  • 4 meses – 20 meses: nascem 8 dentes incisivos;
  • 12 meses – 22 meses: nascem os primeiros 4 primeiros molares (total de12 dentes);
  • 14 meses – 24 meses: nascem os 4 caninos (total de 16 dentes);
  • 16 a 36 meses: aparecem os 4 segundos molares (total de 20 dentes).Completam-se os 20 dentes da dentição de leite.

Segunda dentição ou dentição definitiva:

  • 5 – 7 anos: nascem os 4 primeiros molares (total de 24 dentes) e inicia-se a substituição dos dentes temporários pela dentição definitiva;
  • 7 – 8 anos: aparecem 8 novos incisivos (total de 24 dentes);
  • 8 – 9 anos: nascem 4 novos pré-molares (total de 24 dentes);
  • 9 – 13 anos: nascem 4 novos caninos e 4 novos pré-molares (total de 24dentes);
  • 12 anos: nascem os 4 segundos molares (total de 28 dentes);
  • 16 – 25 anos: nascem os 4 terceiros molares (total de 32 dentes), adentição definitiva fica concluída.

Cuidados a ter:

O nascimento dos dentes é um marco do desenvolvimento para as crianças. Com os primeiros dentes, inicia-se uma nova etapa com a introdução dos alimentos semi-sólidos e sólidos.

Ao mesmo tempo, o bebé vai adquirindo novas competências motoras (como a coordenação mão-boca), sociais (integração do bebé nas rotinas e nas refeições da família), entre outras.

O aparecimento do primeiro dente é variável de bebé para bebé, mas é comum que aconteça em torno dos 6 meses. entre os 2 anos e os 3 anos de idade.

A dentição de leite deverá estar completa. No entanto, a higiene oral da criança deve ser iniciada ainda antes do primeiro dente nascer.

O que fazer quando os dentes nascem?

Quando o aparecimento de um dente se avizinha, o bebé costuma babar-se muito (embora a baba também possa estar associada a outros fatores). A erupção do dente costuma fazer-se acompanhar por inflamação da gengiva, o que pode ser doloroso.

Numa abordagem caseira mais imediata os pais ou cuidadores podem embeber uma compressa esterilizada em água fria e aplicá-la na gengiva do bebé como forma de alívio, por exemplo. Devem sempre consultar o profissional de saúde que acompanha o bebé para estas e outras informações detalhadas. Se as dores forem muito fortes, o médico assistente pode ter de adotar medidas extra.

Nem sempre a erupção dos dentes provoca febre. Mas, ao surgir, costuma ser baixa e passageira. Os pais devem sempre contactar o pediatra caso esta seja alta ou persistir.

Os sinais de que os dentes estão a nascer variam, mas podem ser:

  • choro e irritabilidade;
  • inflamação da gengiva;
  • salivação abundante;
  • dificuldade em dormir e sono agitado;

Quando iniciar a higiene oral?

Ainda antes de ocorrer a erupção do primeiro dente os pais devem fazer a higiene oral do bebé, após a última mamada. Depois de nascer o primeiro dente, a higiene oral deve ser incorporada na rotina diária, duas vezes por dia (uma delas depois da última refeição do bebé).

Como lavar os seus dentes?

O pediatra ou o médico dentista poderá recomendar que os pais usem uma gaze ou dedeira com uma quantidade mínima (como se fosse um esfregaço) de dentífrico fluoretado – escolhendo uma pasta dentífrica infantil com uma concentração de 1500 ppm.

Quando o bebé já tiver os 20 dentes, os pais devem ter como medida orientadora para a quantidade de pasta de dentes a unha do dedo mindinho do bebé. Nesta fase, recomenda-se que consultem o médico dentista ou o pediatra.

Porque deve ensinar o seu filho a escovar os dentes?

Depois dos dois anos, a criança já pode começar a aprender, progressivamente, a escovar os seus dentes, utilizando uma escova pequena e macia e sempre sob vigilância dos pais, que devem verificar a eficácia da operação. Transformar esse momento numa situação lúdica para a criança é interessante, nomeadamente

para crianças um pouco resistentes, que podem associar os seus bonecos preferidos à escova ou copo.

Sinal vermelho para os doces

Os doces são os principais responsáveis pelas cáries dentárias e os pais devem ter essa preocupação. O ideal é evitar que os filhos comam guloseimas. Mas o leite, quando em contacto prolongado com os dentes, também provoca cáries, pelo que é importante que a lavagem dos dentes seja a última coisa a fazer antes de a criança ir dormir.

Referências:

https://www.dgs.pt/directrizes-da-dgs/normas-e-circulares-normativas/circular- normativa-n-09dse-de-19072006-pdf.aspx

https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/oral-health

http://nocs.pt/wp-content/uploads/2015/11/Programa-Nacional-Saude-Oral- 2011.pdf

https://www.eapd.eu/

outros artigos

Enquire now

Give us a call or fill in the form below and we will contact you. We endeavor to answer all inquiries within 24 hours on business days.