7 ideias para entreter os seus filhos durante o confinamento – parte 2

A pandemia, o confinamento e o chamado «cansaço pandémico» afetam toda a população e também as famílias que têm de orientar crianças fechadas em casa a maior parte do tempo. Para lidar com a energia dos mais novos e com a saúde psicológica de todos é preciso estratégia e inspiração, para fugir à ansiedade natural que a situação pode provocar. Atente nestas estratégias que facilitam um pouco a vida aos pais e ajudam a cuidar do dia a dia de todos de forma criativa e com bons resultados.

Apanhe ar fresco e exercite-se:

o exercício físico e o simples apanhar ar fresco e um pouco de sol, mesmo para bebés, é essencial à manutenção da saúde física e psíquica. Tanto pais como crianças precisam delas. Atualmente o confinamento obriga a que o faça por muito pouco tempo, e sempre respeitando todas as regras de segurança e uso de máscara. Pode fazê-lo apenas no perímetro da sua residência, a pé, por tempo limitado e fugindo dos ajuntamentos de pessoas. Estabeleça um horário mais ou menos fixo para irem à rua, tente não falhar, estimule brincadeiras e jogos, e leve pequenos brinquedos para os mais novos, nem que seja uma bola, uma corda ou um triciclo ou bicicleta. O movimento e a luz solar são fundamentais para todos, e ainda mais para quem não tem espaço exterior em casa. Enquanto brinca com os mais pequenos, faz também algum do seu exercício do dia.

Acompanhe-os em atividades online:

as crianças pequenas não devem estar online e, quando começam a crescer, também devem ter o tempo online limitado pelos pais – o que nem sempre é tarefa fácil. No entanto, a internet dá aos pais de hoje uma ajuda preciosa em tempo de confinamento. Tente, no entanto, que, para além de poderem ver alguns desenhos animados/filmes, quando já têm idade para isso, façam atividades interativas, como alguns jogos didáticos, programas de desenho online ou assistam a concertos para bebés, por exemplo. Pode também estimular as chamadas vídeo para a família e amigos que não podem visitar, o que é mais uma forma de estimular os afetos e minimizar a distância.

Conte-lhes sempre histórias e oiçam música:

tal como a música é essencial ao nosso desenvolvimento, o contacto com as histórias, os livros, as narrativas, a oralidade, as novas palavras e a imaginação é fundamental desde o berço, e muito antes de as crianças saberem ler ou escrever. Por isso, eleja sempre o momento da história do dia, mesmo que o seu filho seja muito pequeno. Há muitas fontes online, caso não as tenha em casa. A partir dos 5 anos, pode recorrer ao Plano Nacional de Leitura e à sua seleção gratuita, mas encontrará muitas histórias livres em sites diversos, para poder ler, ou em formato de audiolivro, para os pequenos ouvirem.

Arranje tempo para si:

a última dica não é a menos importante. Pelo contrário: não se esqueça que os bebés e crianças pequenos absorvem as inquietações dos pais. Tente manter-se o mais saudável possível, e partilhe sempre tarefas com familiares ou vizinhos de modo a poder ter alguns minutos diários para cuidar de si e relaxar. Se aumentar os seus níveis de stress, para além de prejudicar a saúde, as crianças sentirão, ainda que não o consigam expressar por palavras.

A Blédina aposta na alimentação equilibrada das crianças e partilha duas receitas que podem apoiar os pais nessa missão. Ora espreite:

Cenoura e franguinho → +6 meses

Ingredientes: 400g cenouras, 100g de peito de frango em pedaços,  1 colher de sopa de azeite

Método:

Lave, descasque e corte as cenouras em pequenos cubos. Coza o frango com uma pequena quantidade de água, certificando-se de que fica bem cozinhado. A meio da cozedura, adicione as cenouras e cubra os cubos com água. Leve a ferver, mexa, cubra, reduza o calor e cozinhe por cerca de 15 minutos, mexendo ocasionalmente. Adicione um pouco mais de água, se necessário. Deixe arrefecer ligeiramente, de seguida uniformize com um processador de alimentos ou varinha mágica até obter um puré de consistência mais ou menos passada, adequando a textura à fase em que o seu bebé se encontra. Adicione o azeite e misture bem. Se o seu bebé já estiver a acostumar-se a pequenos pedaços, experimente deixar alguns pedaços de frango ou cenoura por triturar.

Puré de pera→+6 meses

Ingredientes: 1 pera madura, 4 colheres de sopa de água, Leite habitual do bebé ou água fria fervida previamente

Método:

Lave, descasque, retire o caroço e corte a pera em quartos. Corte cada quarto em 3 pedaços menores. Cozinhe suavemente numa panela coberta, com 4 colheres de sopa de água, por 10-12 minutos ou até ficar bem macia.

Mexa ocasionalmente. Deixe arrefecer ligeiramente, de seguida triture com um processador de alimentos ou varinha até ficar com um puré suave e homogéneo. Adicione um pouco da água ou leite habitual do bebé, se precisar.

outros artigos

Enquire now

Give us a call or fill in the form below and we will contact you. We endeavor to answer all inquiries within 24 hours on business days.