8 meses
A crescer
O bebé gosta cada vez mais de se movimentar e diverte-se a gatinhar e a rebolar.
Começa também a pôr-se em pé apoiando-se nos móveis que encontra pelo caminho.
De pé ou a gatinhar, vai continuar a explorar o mundo.
É nessa exploração que vai conseguir alcançar uma grande satisfação, uma sensação de liberdade
incomparável, mesmo que não consiga passar muito tempo sem se aconchegar na sua mamã.
8 meses
A crescer
O bebé gosta cada vez mais de se movimentar e diverte-se a gatinhar e a rebolar.
Começa também a pôr-se em pé apoiando-se nos móveis que encontra pelo caminho.
De pé ou a gatinhar, vai continuar a explorar o mundo. É nessa exploração que vai conseguir alcançar uma grande satisfação, uma sensação de liberdade incomparável, mesmo que não consiga passar muito tempo sem se aconchegar na sua mamã.
Se acha que já consegue mexer bem as pernas, espere para ver o que faz com as mãos ao agarrar até os objetos, colocar dentro de caixas, esvaziá-las, empilhar os cubos.
As suas mãozinhas já conseguem agarrar até os objetos mais pequenos e apontar com o indicador. Em breve aprenderá também a dizer adeus com a pequena mãozinha.
O olhar do bebé investiga tudo o que alcança e toca, mas os seus objetos preferidos são os coloridos e brilhantes. Gosta de agarrar tudo para de seguida explorar com a boca, pelo que deve-se ter especial atenção aos objetos a que tem acesso.
Já imita os gestos que faz com a família e os sons que ouve. Começa a associar nomes a pessoas ou a figuras que conhece (familiares, brinquedos, animais de estimação) e por volta do 9º mês o bebé já reconhece o seu nome e olha para quem o chama.
Gosta que lhe leiam um livro, com imagens de preferência, pois já captam a sua atenção.
Nesta fase o bebé não gosta de vestir a roupa e mudar a fralda e pode dificultar esta tarefa, mas com muita paciência, persistência e até brincadeira, deixar-se-á vestir.
A sua personalidade está em pleno desenvolvimento e o bebé gosta de chamar a atenção e de expressar a sua opinião! Fá-lo emitindo sons, palrando com polissílabos (dadada, mamama, papapa) e com as suas traquinices, como atirar objetos para o chão.
Começará a compreender o significado da palavra não. Mas não significa que lhe obedeça!
a alimentação do bebé aos 8 meses
Alimentação em constante evolução…
O bebé começa a afirmar a sua personalidade e expressa-a particularmente na altura de comer.
Senta-se orgulhosamente na sua cadeira alta, onde se diverte na hora da refeição a bater no prato com a colher (a sua forma de chamar a atenção para dizer aos papás que está contente e com fome).
O bebé começa a comer melhor da colher, mesmo que prefira comer com as mãos.
Tem necessidade de conhecer os alimentos, de os sentir e até mesmo de brincar com eles, tornando-se rapidamente mais autónomo. Deve continuar a encorajá-lo a familiarizar-se com a colher e a começar a beber sozinho pelo copo adaptado, mesmo que ele se suje.
Existem períodos específicos para o desenvolvimento das várias capacidades que o bebé vai adquirindo. A descoberta de novos alimentos e sabores prossegue, mas agora é tempo de estimular o desenvolvimento da mastigação oferecendo ao bebé novas texturas, progressivamente mais sólidas.
Comece por deixar os purés com uma textura mais granulosa (mal triturados) e depois passe aos pedacinhos que devem ser muito pequenos e macios.
O arroz, a massa e a batata
A partir dos 8/9 meses pode começar a juntar arroz ou massa (bem cozidos) ou puré de batata como acompanhamento da carne ou do peixe e dos legumes.
Veja como pode oferecer estes alimentos ao seu bebé no nosso Livro dos Alimentos.
As leguminosas
Entre os 9 e os 11 meses podem começar a ser oferecidas leguminosas. Devem ser servidas em pequenas quantidades, sem casca e muito bem cozinhadas e trituradas.
O ovo
A gema de ovo pode ser introduzida a partir do 9º mês (começando por dar metade da gema sempre bem cozida), em substituição da carne ou do peixe, no máximo 2 a 3 vezes por semana. Caso não haja histórico individual de atopia, a clara pode ser oferecida ao bebé a partir dos 11 meses de idade, sempre de acordo com a indicação do profissional de saúde assistente.
A água
Lembre-se de oferecer água ao bebé várias vezes ao longo do dia.
Ofereça a água no copo adaptado, em vez do biberão.
Menu e refeições do bebé de 8 meses
O seu bebé está a crescer e irá continuar a sua descoberta de novos sabores, transitando progressivamente de uma textura homogénea para uma textura granulosa, e por fim com pequenos pedacinhos. Aos poucos irá aproximar a sua alimentação à da família, mas ainda não é um adulto, pelo que deverá ter atenção que as suas necessidades e capacidades continuam a ser específicas. Cada criança é única e diferente, por isso é primordial respeitar o apetite do seu bebé!
Regra a lembrar: Quando cozinharmos para os mais pequenos, devemos privilegiar o uso de azeite, em quantidades adequadas para o bebé, e não adicionar sal ou açúcar na confecção dos alimentos.
Conheça
as nossas gamas
para o seu
bebé de 8 meses
Conheça as nossas gamas
para o seu bebé
de 8 meses
saiba mais sobre:
As nossas gamas
Conheça a nossa vasta gama de produtos
Os nossos ingredientes
Todos os nutrientes têm um papel importante no crescimento do seu bebé.
Nutrientes
Conheça os nossos ingredientes