A alimentação do bebé a partir dos 12 meses

A partir dos 12 meses, o bebé pode começar a integrar-se na alimentação familiar, no entanto continua a ter necessidades específicas, pelo que é fundamental manter o cuidado com a sua nutrição e oferecer uma alimentação variada e equilibrada.

Veja aqui o nosso vídeo sobre alimentação a partir dos 12 meses e descubra as nossas Receitas para esta etapa.

Tem dúvidas sobre nutrição infantil ou sobre os nossos produtos? Fale com as nossas Especialistas Blédina. Veja como aqui.


Apesar da alimentação do bebé evoluir, continua a ser indispensável a ingestão de leite. A ingestão diária de 300 a 500ml de leite é indispensável para o crescimento do seu bebé, sendo essencial até aos 3 anos de idade.

Estudos recentes demonstram também que nem todas as crianças pequenas consomem as quantidades de ferro e vitaminas de que precisam. Por isso, como parte de uma alimentação diversificada e equilibrada, é importante continuar a dar ao bebé um leite adequado às necessidades específicas desta etapa.

 

*Akkermans D et al. A micronutrient-fortified young-child formula improves the iron and vitamin D status of healthy young European children: a randomized, double-blind controlled trial. Am J Clin Nutr. 2017.1-9; 4 World Health Organization. Guidelines on food fortification with micronutrients. Food and Agricultural Organization of the United Nations.2006. 

Os cereais constituem uma das principais fontes de hidratos de carbono e contribuem para a saciedade e fornecimento de energia ao seu bebé.

Assim, alimentos à base de cereais como papas, pão, arroz ou massa, devem fazer parte da alimentação regular do seu filho.

A fruta e os legumes são alimentos de uma riqueza nutricional única. É importante incentivar precocemente o consumo de fruta e legumes para que façam parte das preferências alimentares das crianças no presente e no futuro.  

A carne, o peixe e o ovo são fontes de proteínas de alto valor biológico. O peixe contém também Ácidos Gordos Essenciais, muito importantes para o desenvolvimento do bebé.

Porque as necessidades de proteínas do bebé são muito diferentes das nossas, aconselhe-se junto do seu profissional de saúde sobre a quantidade diária recomendada destes alimentos.

As leguminosas destacam-se pelo seu teor em hidratos de carbono complexos, proteínas, ferro e fibra. Pode incluí-las na sopa ou no segundo prato onde devem substituir o arroz, a massa ou a batata.

Para além do leite, a água é a única bebida recomendada para hidratar a criança. Numa fase em que a criança se movimenta cada vez mais, as perdas hídricas aumentam, no entanto a criança ainda não tem o instinto para beber a quantidade de líquidos necessária para repor essas perdas. Por isso ofereça água ao seu filho várias vezes ao dia!

Regra geral, deverá evitar alimentos com elevado teor de gordura saturada (fritos, carnes gordas), elevado teor de açúcar (doces, refrigerantes) ou elevado teor de sal.

Salvo indicação do seu profissional de saúde, procure também evitar alimentos demasiado condimentados e especiarias fortes (como a pimenta), substituindo-as por ervas aromáticas, como o cebolinho, a salsa, o manjericão, o tomilho ou coentros. Os corantes, conservantes, aromatizantes artificiais e adoçantes também devem ser evitados.

O seu filho não quer comer?

A partir desta idade podem começar a surgir neofobias alimentares, ou seja, a criança começa a apresentar receio em provar novos alimentos.

Torna-se assim necessário encontrar estratégias para tornar os alimentos mais apetecíveis! Seja criativa e apresente pratos apelativos com alimentos de cores vivas dispostos em figuras. Não se esqueça também que as frutas e legumes com diferentes cores apresentam uma riqueza nutricional diferente.

Veja mais no vídeo sobre Alimentação a partir dos 12 meses.

O treino do paladar é essencial para a criação de bons hábitos alimentares. Veja aqui um menu exemplo, desenvolvido a pensar nos bebés a partir dos 12 meses. Cada criança é única e diferente, por isso é primordial respeitar o apetite e ritmo do seu bebé!

Regra a lembrar: Para bons hábitos alimentares, ofereça em média 4 refeições por dia ao seu bebé com legumes e/ou frutas, privilegiando a variedade e equilíbrio. Se o seu bebé aprender desde cedo, criará uma boa base para adoptar bons hábitos alimentares na idade adulta. 

 

Pequeno-almoço

- Leite materno ou leite habitual do bebé

- Uma fatia de pão de mistura com uma pequena quantidade de queijo magro

- 1 Porção de fruta**

Almoço

- 15g de carne ou peixe grosseiramente triturados ou 1/2 ovo em pedaços pequenos*

- Legumes em puré ou grosseiramente triturados ou em pequenos pedaços**, acompanhados de hidratos de carbono (arroz, massa, batata, leguminosas)

- 1 colher de café de azeite

- 1 Porção de fruta **

Lanche

- 1 Blédipapa Banana Laranja

- Ou 1 Blédi Cremoso à escolha + 1 ou 2 bolachinhas Blédina

- 1 Porção de fruta**

Jantar

- 15g de carne ou peixe grosseiramente triturados ou 1/2 de ovo em pedaços pequenos*

- Legumes em sopa ou em pequenos pedaços **, acompanhados de hidratos de carbono (arroz, massa, batata, leguminosas)

- 1 Porção de fruta**

 

Sabia que?

É importante evoluir as texturas de forma progressiva, aumentando gradualmente o tamanho dos pedaços, de forma a fomentar o desenvolvimento das capacidades de mastigação do bebé.

 

* Devem ser sempre bem cozidos.

** Se a comida for confecionada em casa os legumes devem ser cozidos (em água ou vapor) e as frutas devem ser maduras, podendo ser dadas cruas ou cozidas em puré. Selecione cuidadosamente os de melhor qualidade e não se esqueça de os lavar e descascar. 

Até aos 3 anos as necessidades alimentares do seu bebé continuam a ser específicas e diferentes das dos adultos. Pelo que é importante manter uma alimentação variada e equilibrada, e adaptada ao seu crescimento e desenvolvimento. Veja aqui um exemplo de um menu para crianças a partir dos 18 meses.

Regra a lembrar: A sua criança cresceu, mas as suas necessidades nutricionais são ainda bem específicas. E não se esqueça que apesar do seu bebé estar mais crescido ainda precisa de cerca de 300 a 500 ml de leite por dia.

 

Pequeno-almoço

- Leite materno ou leite habitual do bebé

- Fatia de pão de mistura com uma pequena quantidade de manteiga magra ou uma fatia pequena de queijo magro

- 1 Porção de fruta**

Almoço

- 15g de carne ou peixe, ou 1 ovo em pequenos pedaços**

- Legumes (cozidos ou crus) **, acompanhados de hidratos de carbono (arroz, massa, batata, leguminosa)

- 1 Colher de café de azeite

- 1 Porção de fruta **

Lanche

- 1 Blédipapa Multicereais

- Ou 1 Blédi Cremoso à escolha + 2 bolachinhas Blédina

- 1 Porção de fruta**

Jantar

- 15g de carne ou peixe grosseiramente triturados *

- Legumes em sopa ou em pequenos pedaços**, acompanhados de hidratos de carbono (arroz, massa, batata, leguminosas)

- 1 Porção de fruta**

 

Sabia que?

Para o seu crescimento o bebé precisa de mais ferro, cálcio e gordura que um adulto em relação ao seu peso corporal, mas as porções devem ser bem menores no que toca a proteínas e sal. * 

 

* EFSA NDA Panel (EFSA Panel on Dietetic Products, Nutrition and Allergies). Scientific Opinion on Dietary Reference Values for iron. EFSA Journal. 2015;13(10):1-117

EFSA NDA Panel (EFSA Panel on Dietetic Products, Nutrition and Allergies).Scientific Opinion on Dietary Reference Values for calcium. EFSA Journal. 2015; 13(5):1-82

EFSA NDA Panel (EFSA Panel on Dietetic Products, Nutrition and Allergies).Scientific Opinion on Dietary Reference Values for protein. EFSA Journal. 2012; 10(2):1-66*

 

* Devem ser sempre bem cozidos.

** Se a comida for confecionada em casa os legumes devem ser cozidos (em água ou vapor) e as frutas devem ser maduras, podendo ser dadas cruas ou cozidas em puré. Selecione cuidadosamente os de melhor qualidade e não se esqueça de os lavar e descascar. 

Diversificacao alimentar a partir 12 meses
Os Nossos Agricultores
Só uma relação de estreita confiança resulta em parcerias de qualidade.
Ler mais
O caminhante
O seu filho já tem um aninho! Está tão crescido e durante os próximos 6 meses vai continuar a surpreendê-la.
Ler mais
Nutrientes
Todos os nutrientes têm um papel importante no crescimento do seu bebé.
Ler mais
Estufado de Cenouras e Carninha
Os Pratinhos de refeição Blédina são uma boa opção para variar as refeições do seu bebé.
Ler mais