A alimentação do bebé aos 4 meses


Após o nascimento do bebé a sua alimentação é exclusivamente constituída por leite materno, que lhe fornece todos os elementos nutricionais indispensáveis ao seu crescimento: proteínas, lípidos,  hidratos de carbono, sais minerais, vitaminas, assim como os factores que contribuem para a sua imunidade.

Entre os 4 e 6 meses o bebé começa a movimentar-se mais, a virar-se e a segurar a cabeça. Estas evoluções promovem uma atividade física intensa quando comparada com a dos seus primeiros meses, período em que tem uma menor actividade física.

As suas necessidades de energia vão aumentar progressivamente. Em paralelo, o seu sistema digestivo tornar-se-á mais maduro. E mesmo mantendo o leite materno na base da sua alimentação, ele poderá estar a ficar pronto para, gradualmente, descobrir novos alimentos.

O seu Profissional de Saúde assistente indicar-lhe-á quando e como poderá iniciar a diversificação alimentar.

Para o bebé, a introdução da alimentação complementar representa múltiplas descobertas de novos sabores e texturas, e também o conhecimento da colher. Trata-se de um novo ritmo nas refeições, que se tornam mais espaçadas e a horas mais regulares: uma pequena revolução na vida do bebé e da mamã e do papá!

Lembre-se que cada bebé é único e deve realizar uma diversificação alimentar adequada às suas características individuais, estado de saúde e contexto social e cultural. O seu profissional de saúde assistente dar-lhe-á todos os conselhos e recomendações de que necessita, consoante as necessidades do seu bebé, para que esta fase decorra da melhor maneira

Nesta nova fase de descobertas é normal ter dúvidas, por isso sempre que precisar pode contar com o apoio das nossas Especialistas Blédina - veja como aqui. E a partir dos 6 meses, para vos acompanhar nesta aventura, descubra ainda o Livro dos Alimentos Blédina.

Tem dúvidas sobre nutrição infantil ou sobre os nossos produtos? Fale com as nossas Especialistas Blédina. Veja como aqui.

 

 

Diversificação alimentar 4 meses
Desenvolvimento aos 4 meses
O seu bebé cresce dia após dia. Cada vez mais curioso, começa a explorar o mundo.
Ler mais
Os Nossos Ingredientes
Certas coisas devem ser mantidas simples e autênticas.
Ler mais
Nutrientes
Todos os nutrientes têm um papel importante no crescimento do seu bebé.
Ler mais