A alimentação do bebé: A variedade é essencial


A alimentação do bebé: A variedade é essencial


O seu bebé está em constante crescimento, pelo que é essencial incluir alimentos variados na sua rotina alimentar. Por outro lado, praticar uma alimentação diversificada e saudável com o seu filho poderá promover a criação de bons hábitos alimentares no futuro, ajudando-o a criar uma maior abertura para experimentar novos alimentos e novos sabores. Assim, dentro de cada etapa de crescimento e diversificação alimentar do bebé, e sempre de acordo com a recomendação do seu médico, certifique-se de que ele experimenta diferentes sabores, como: carne vermelha, aves, peixes, frutas e legumes, lacticínios, cereais, arroz, massa e batatas.

A rotina alimentar do seu bebé é diferente da de um adulto e as suas necessidades nutricionais alteram-se à medida que cresce. É importante que cada colher que o seu bebé ingere tenha os nutrientes necessários, mas sempre em pequenas porções e várias vezes ao longo do dia.

Existem diferentes grupos alimentares com qualidades distintas, e que salvo indicação médica contrária, devem ser incluídos de forma equilibrada e variada na alimentação do bebé:

- Alimentos como pão, cereais (incluindo massas e arroz) e batatas.

- Frutas, vegetais e produtos hortícolas - Contêm vitaminas e minerais que são importantes para o desenvolvimento do seu bebé.

- Leite, queijo e iogurte - Estes alimentos são ricos em proteínas, cálcio e algumas vitaminas e minerais.

- Carnes, peixe, ovos, nozes e leguminosas - Estas são fontes valiosas de proteínas, ferro e gorduras ómega 3. Se quiser saber mais sobre a introdução da carne, peixe & ovos na rotina alimentar do seu bebé, veja o nosso vídeo aqui.

É importante criar diversidade e equilíbrio na alimentação do bebé, mas a realidade é que por vezes as crianças pequenas nem sempre querem comer, o que pode tornar o momento da refeição mais desafiante. Este comportamento é comum em muitas crianças, por isso não desanime, e siga estas 3 simples dicas:

- Seja um exemplo – Como sabe, as crianças têm tendência para imitar tudo o que vêem nesta fase, pelo que deve dar o exemplo e alimentar-se de forma saudável!

- Seja positiva e dê-lhe atenção. Deve incentivá-lo e elogiá-lo quando comer bem e não desanimar se uma refeição não correr como pretendido. Há sempre outras refeições que podem correr melhor!

- Não desista dos vegetais. Se não aceitar um determinado legume numa refeição, tente novamente mais tarde. No entanto, é essencial que tente introduzir vegetais na rotina alimentar do seu filho, pois estes contêm nutrientes e vitaminas essenciais para o seu crescimento. Para saber mais sobre a introdução dos vegetais, veja o nosso vídeo ou consulte o nosso ‘Livro dos Alimentos’.

O mais importante é ser paciente. Gradualmente, o seu bebé irá começar a gostar de novos alimentos. Não o force e, num piscar de olhos, o seu bebé já vai comer de tudo um pouco! Dica: Já conhece o nosso Livro dos Olás? Consulte aqui e mostre-o ao seu filho, ele vai adorar!

Ref: Guerra A et al. Alimentação e Nutrição do Lactente. Acta Pediatr Port. 2012;43(2):S17-S40.

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