Lidar com as birras dos 2 anos


Lidar com as birras dos 2 anos

A partir do 2º aniversário, o seu filho torna-se mais independente e pode passar por um momento emocionante no seu desenvolvimento. Nesta fase, as crianças tornam-se mais curiosas sobre o mundo à sua volta, querendo explorar tudo, testar comportamentos diferentes e ver até onde vão os seus limites! Por vezes, se as crianças não obtêm o que querem ou se ainda não conseguem expressar bem o que pretendem, é possível que fiquem frustrados e que estes comportamentos possam desencadear ataques de birra. Deve manter a calma e aprender a reagir neste tipo de situações.


As crianças pequenas são curiosas e querem constantemente tocar em tudo. Nesta fase adoram explorar, escalar, esconder, pegar, puxar e fazer tudo o que os crescidos podem fazer. Nesta fase, o seu filho pode começar a sentir emoções com mais intensidade, mas ainda não sabe como expressá-las, por isso pode ser um desafio até para ele! O seu filho pode passar por esta fase (que é só mesmo uma fase!) aos dois anos ou até mesmo antes, pelo primeiro aniversário. Algumas crianças podem ter crises de raiva em alguns momentos, birras mais prolongadas, onde têm tendência a chutar e gritar. Nestas situações, deverá tentar manter a calma, tentando perceber o que os incomoda.

Aqui partilhamos consigo algumas dicas para a ajudar nestas situações:

- Seja consistente com as regras que impõe ao seu filho, para que ele perceba que existem limites que o podem ajudar a aprender e a melhorar o seu comportamento. Garanta que todos à sua volta, desde avós a tios e amigos, têm a mesma postura e visão, para que o seu filho não fique confuso com diferentes atitudes.

- Saiba quando dizer 'não'

Dizer 'não' é difícil. Se disser a palavra “não” com muita frequência, chegará a um ponto em que o seu filho já irá banalizar o significado da palavra. Caso não a utilize muitas vezes, quando a utilizar o seu filho irá perceber e aprender o que não está correto. É importante encontrar um equilíbrio com a utilização da palavra, pois caso não a utilize nas ocasiões necessárias poderá dificultar o comportamento do seu filho.

- Tente perceber a origem da birra

Se o seu filho tiver um ataque de birra, tente pensar sobre a razão que pode ter desencadeado essa mesma birra, o que pode ter causado esse comportamento. Quando perceber que o seu filho pode estar prestes a iniciar outra birra use uma distracção para evitar uma repetição deste comportamento.

- Mantenha a calma

Manter a calma neste tipo de situações é essencial. As crianças são sensíveis às nossas emoções, por isso tente respirar fundo, utilize um tom de voz firme mas suave e calmo e seja um exemplo de como gostaria que o seu bebé se comportasse. Se se exaltar, o seu filho possivelmente piorará e ficará ainda mais ansioso e irritado. A calma é a chave.

- Consequências positivas

Após uma birra, ou outro comportamento menos positivo, fale com o seu filho sobre o que aconteceu e tente perceber o porquê. Mantenha uma linguagem simples e clara e irá ver que ele vai compreender. Do mesmo modo que lhe explica quando tem uma atitude menos boa, pode também ajudá-lo a aprender com consequências positivas, elogiando-o quando fizer algo de bom. Pode em algumas situações dar-lhe uma pequena recompensa, como um lápis novo (tente evitar os doces!). Se lhe der atenção e ele tiver um bom comportamento, terá menos propensão a tentar chamar a atenção de outras formas.

- Seja paciente

As birras dos dois anos não duram para sempre! O seu filho está a passar por uma fase muito importante para o seu desenvolvimento, enquanto aprende sobre si e sobre o mundo que o rodeia. Este processo é um período de aprendizagem para toda a família e desde que seja consistente com as expectativas e regras que estabelece, o seu filho começará em breve a entender os limites. Entretanto, pratique atividades divertidas para crianças, de forma a mantê-las ocupadas e divertidas.

Encorajar o seu filho a desfrutar das refeições
Conheça algumas dicas.
Ler mais
Dicas saborosas: frutas e vegetais
Dicas saborosas para introduzir frutas e vegetais.
Ler mais
Frutapura Saqueta Banana Morango
Fruta 100% Fruta sem adição de açúcares.
Ler mais
Parentalidade positiva
 
Saiba mais sobre como lidar com birras.
Ler mais