O lanche do bebé: Algumas dicas


O lanche do bebé: Algumas dicas


Para o seu filho tudo é uma aventura, um pretexto para brincar e para partir à descoberta. Para tal, precisa de receber vários nutrientes para ter energia e uma alimentação saudável e equilibrada. Porém, quando chega a hora do lanche do bebé, a meio da manhã ou da tarde, pode não ser fácil encontrar uma solução nutritiva e saborosa, que lhe forneça a energia que precisa até à próxima refeição. Se já está a pensar no próximo lanche do bebé, siga algumas das dicas que preparámos para si:

- Aposte em lanches saudáveis à base de iogurtes, fruta, chá ou bolachas, adequadas à idade do bebé.

- Evite guloseimas, chocolates e bolos que têm um elevado teor de açúcar e que podem não ser indicados para o organismo ainda em desenvolvimento do bebé.

- Invista em alimentos frescos – como as frutas e os legumes. Com tanta variedade de cores e texturas, pode transformar a hora do lanche num momento divertido e saboroso!

- Se o seu bebé já consegue comer os alimentos com as próprias mãos, ofereça-lhe pedaços de maçã ou cenoura, por exemplo. Não só são alimentos saborosos e nutritivos, como também ajudam a desenvolver a autonomia do bebé.

- Diga não ao sal – aposte em lanches sem sal, como por exemplo pipocas caseiras sem adição de sal ou açúcares. Para além de saborosas pode ser divertido ver o milho a estalar!

- Prepare o lanche do bebé com antecedência, levando-o consigo caso saiam para passear. Pedaços de fruta ou legumes, que não necessitem de refrigeração, ou mesmo tacinhas de fruta para bebé prontas a consumir são boas e práticas opções para ter sempre à mão.

Poderá ainda seguir algumas destas sugestões para a fruta do seu bebé:

- Pedacinhos suaves de abacaxi fresco ou de kiwi

- Morangos e mirtilos bem picados, misturados com iogurte natural

- Fatias de maçã finas

- Alperces secos cortados em pequenos pedaços

E para os legumes:

- Cenoura cortada em palitos finos – (óptima combinação com grão bem triturado sem sal!)

- Pequenas fatias de batata-doce assadas no forno (deve deixar arrefecer bem, antes de servir ao bebé!). Consulte o nosso Livro dos Alimentos e veja como preparar este petisco.

- Pedacinhos pequenos de queijo fresco

Se procura algumas alternativas práticas para o lanche do bebé, seja para levar em passeio ou consumir em casa, descubra a nossa gama de frutas Frutapura e as nossas papas Blédipapa, para uma opção prática e saborosa para o lanche do bebé.

Quando preparar estes alimentos para o seu bebé comer à mão, tenha sempre em atenção que deve lavá-los e cortá-los muito bem, bem como descascar quando necessário. Em caso de necessidade de preparação no forno ou fogão, deve deixar arrefecer antes de servir ao bebé. Tenha também em atenção que deve sempre consultar o seu profissional de saúde antes de oferecer novos alimentos ao seu filho.

Ref: Guerra A et al. Alimentação e Nutrição do Lactente. Acta Pediatr Port. 2012;43(2):S17-S40.

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