O início da diversificação alimentar


O início da diversificação alimentar


O processo de diversificação alimentar é um momento importante e especial para o seu bebé. Por isso, deve ser um processo iniciado de forma gradual, e quando o seu filho estiver preparado para o fazer. Para tal, deve sempre aconselhar-se primeiro junto do seu profissional de saúde, que melhor que ninguém lhe poderá indicar a melhor altura para iniciar a diversificação alimentar.

A introdução de novos alimentos deverá ser gradual, e poderão haver dias que o seu bebé não estará tão receptivo a experimentá-los, mas seja paciente e não desanime! Cada bebé tem o seu próprio ritmo, podendo aceitar uns alimentos mais facilmente do que outros.

Numa primeira fase da diversificação alimentar, privilegiamos os vegetais como os nossos favoritos, pois podem ajudar o bebé a habituar-se desde cedo ao sabor destes alimentos, ajudando-o a gostar de vegetais hoje e no futuro. Para mais informação sobre a introdução dos vegetais na alimentação do bebé, veja o vídeo.

E para descobrir algumas dicas sobre esta etapa, e sugestões de receitas a introduzir na alimentação do seu bebé, faça o download do nosso Livro dos Alimentos, disponível na sua página de perfil.

Se o seu bebé demonstra facilidade em aceitar novos sabores e texturas, tendo já experimentado vários vegetais (de sabor doce e amargo) e diferentes frutas, poderá ser uma boa altura para passar para a próxima fase, começando a introduzir sabores diferentes e novas texturas.

É importante estimular as papilas gustativas do seu filho, para ajudá-lo a construir uma maior aceitação por uma grande diversidade de alimentos, tanto agora como no futuro. Ofereça-lhe diferentes vegetais para as refeições principais e frutas para a sobremesa. Nesta fase, as crianças estão dispostas a experimentar novos sabores, por isso é um bom momento para introduzir por exemplo a beringela e a papaia (a partir dos 6 meses), que têm sabores mais peculiares.

Deve ter em consideração que o leite ainda deverá fazer parte da dieta do seu filho, sendo que nesta fase deverá beber cerca de 500 a 600ml por dia (incluindo o leite que usa para fazer as refeições). A coordenação do seu bebé também poderá melhorar nesta fase, por isso é um bom momento para introduzir alimentos para comer à mão, como pequenos pedaços de legumes cozidos ou pequenos cubos de fruta. No entanto, se tiver alguma dúvida sobre quando e como oferecer alimentos de comer à mão ao seu filho, consulte o seu profissional de saúde.

Esteja sempre positiva e bem-disposta junto do seu bebé na altura das refeições, faça destas rotinas momentos memoráveis e divertidos.

Ref: Guerra A et al. Alimentação e Nutrição do Lactente. Acta Pediatr Port. 2012;43(2):S17-S40.

Blédipapa Primeira Papa 3 Frutos
Blédipapa Primeira Papa 3 Frutos é uma papa láctea sem glúten.
Ler mais
A alimentação do bebé: A variedade essencial
Descubra mais sobre a importância da variedade na alimentação do bebé.
Ler mais
A Nossa Produção
Desde o primeiro dia até que chega à sua mesa.
Ler mais
Torta de Cenoura e Frango
Conheça esta receita para o seu bebé!
Ler mais