A evolução do bebé ao longo dos meses


A evolução do bebé ao longo dos meses


Uma maravilha aos 12 meses - Aos 12 mesesseu filho já percorreu um longo caminho desde a sua primeira colherada de papa, mas ainda há vários desafios e diversão no futuro.

Formidável aos dois anos - No segundo aniversário, é provável que já seja capaz de usar uma colher e um copo sem grande dificuldade. Se o seu pequeno ainda não chegou lá, não se preocupe. Cada criança aprende ao seu próprio ritmo, pelo que se devem manter sorridentes e positivos, ele vai parar de sujar as paredes em breve!

A prática leva à perfeição - Como qualquer nova competência, aprender a comer na hora das refeições exige prática e paciência. Pode ajudar o seu filho a preparar-se para as refeições em família. Ao ver o que se passa à mesa as crianças serão capazes de copiar todos os seus movimentos.

É maravilhoso vê-los a descobrir os seus próprios pés. Mas à medida que vai ganhando autonomia, surgem novos desafios. Desde comer de forma espalhafatosa, a recusar ser alimentado à colher, o seu Sr. ou Sra. Independente pode comportar-se de forma imprevisível na hora das refeições. Se for esse o caso, mantenha a calma! Querer alimentar-se a si mesmo é bom, por isso entregue-lhe a colher e deixe-o comer como um adulto. No entanto, nunca deixe o seu bebé a comer sozinho e fique sempre a supervisionar na altura das refeições.

Comer de forma espalhafatosa no entanto pode ser mais frustrante para os pais. Especialmente quando serve algo que o seu filho gostava na semana passada e que agora não aceita. Às vezes recusam comida porque não estão com fome, porque já estão satisfeitos ou porque não têm a certeza sobre um novo sabor ou textura. Mantenha a calma e tente novamente noutro dia! Consulte as nossas Receitas e ganhe inspiração para cozinhar pratos divertidos e saborosos para o seu bebé.

Enquanto Pais, controlam a quantidade e diversidade dos alimentos para o prato do vosso filho, no entanto é ele que vai decidir o quanto lá fica. Um prato limpo não é necessariamente melhor! Assim, deixem-no decidir quando estiver satisfeito. Deve adaptar as quantidades oferecidas à medida que o seu filho cresce, e sempre de acordo com a recomendação do seu profissional de saúde, pois suas as necessidades nutricionais irão alterar-se ao ritmo do seu desenvolvimento. E lembre-se que o seu bebé tem um instinto natural de saber quando já está satisfeito. Se tiver dúvidas sobre a quantidade indicada para o seu filho, contacte o seu profissional de saúde.

Cada fase tem os seus desafios e as suas conquistas, o importante é ser paciente e aproveitar cada uma delas, pois são fases únicas onde vai assistir ao desenvolvimento gradual do seu bebé.

Ref: Direção-Geral da Saúde (DGS). Programa nacional de saúde infantil e juvenil: norma da DGS nº 010/2013. Lisboa: DGS; 2013. Disponível em https://www.dgs.pt/?cr=2443.

Frutapura Saqueta Banana Morango
Fruta 100% Fruta sem adição de açúcares.
Ler mais
Diversificação alimentar aos 8 meses
É tempo de estimular o desenvolvimento da mastigação do bebé.
Ler mais
Incentivar o bebé: Alimentos diversificados
Algumas dicas para ajudar a incentivar o seu filho.
Ler mais
Sopa de Curgete e Tomate
Conheça esta receita para o seu bebé!
Ler mais