A evolução da alimentação do bebé


A evolução da alimentação do bebé


Se o seu bebé já aceita novos sabores e texturas com facilidade, poderá passar para a próxima fase, começando a introduzir sabores mais aventureiros e novas texturas.

Nutrição

Nenhum alimento pode oferecer, por si só, todos os nutrientes de que o seu bebé necessita, por isso praticar uma rotina alimentar variada é essencial. Deve certificar-se de que estabelece o equilíbrio certo de vitaminas e minerais, bem como de energia necessárias para cada fase de crescimento do seu filho. Experimente começar o dia com uma papa de cereais ao pequeno-almoço, sem adição de açúcar ou sal. Ofereça uma ampla variedade de vegetais diferentes nas refeições principais e frutas para a sobremesa. Nesta fase, as crianças estão dispostas a experimentar novos sabores, por isso aproveite!

O leite ainda é uma parte essencial da dieta do seu bebé, pelo que ainda precisarão de cerca de 500 a 600ml por dia, incluindo o leite que usa para fazer as refeições.

Textura

Antes que o seu bebé possa comer alimentos com alguns pedaços é necessário que aprenda a mastigar. Por isso, é melhor oferecer-lhe texturas esmagadas e uniformes numa primeira fase, até que esteja totalmente capaz de mastigar texturas mais espessas e com grumos.

A coordenação do seu bebé também poderá melhorar nesta fase, pelo que poderá começar a introduzir alimentos de comer à mão.

Sabor

É importante estimular as papilas gustativas do seu filho nesta fase e ajudá-lo a aprender a gostar de uma maior variedade de alimentos. 

Ref: Guerra A et al. Alimentação e Nutrição do Lactente. Acta Pediatr Port. 2012;43(2):S17-S40.

Frutapura Saqueta Maçã Morango Banana Cereja
Fruta 100% Fruta sem adição de açúcares.
Ler mais
O início da diversificação alimentar
Saiba mais sobre o início da alimentação complementar do bebé.
Ler mais
Diversificação alimentar aos 6 meses
Pouco a pouco os novos alimentos vão desempenhar um papel importante.
Ler mais
Sobremesa de Maçã e Figos
Conheça esta receita para o seu bebé!
Ler mais