Encorajar o seu filho a desfrutar das refeições


Encorajar o seu filho a desfrutar das refeições


O seu filho irá estabelecer, ao longo das fases de desenvolvimento, a sua personalidade, individualidade e escolhas, por isso deve envolvê-lo nas refeições e criar estratégias para torná-las em momentos divertidos.

- Planear refeições regulares - A rotina é importante para as crianças pequenas. Evite refeições antes de uma sesta, pois poderão estar muito cansados para comer.

- Para além das três refeições principais, ofereça dois ou três pequenos lanches saudáveis ao longo do dia. Experimente fruta em puré suave, pequenos pedaços ou em fatias (dependendo da fase de diversificação alimentar do seu bebé), sanduíches cortadas em pequenos pedaços, iogurtes e pequenos cubos de queijo. Também poderá experimentar a nossa fruta Frutapura, em boiões, saquetas e tacinhas. Se quiser optar por papas, conheça também as nossas Blédipapa sem adição de açúcares.

- Dê preferência à água

- Deixe o seu filho decidir quando já comeu o suficiente em cada refeição. As crianças sabem quando já estão satisfeitas e quando têm fome.

Faça das refeições um momento divertido:

- Sirva os alimentos em formas e tamanhos divertidos, para incentivar a brincadeira. Corte, por exemplo, os alimentos com diferentes formas: coração, estrela ou animais. Se o seu filho gostar de massa faça-lhe, por exemplo, uma sopa com as letras do alfabeto!

- Pense em formas interessantes de organizar e nomear os alimentos. Os brócolos e a couve-flor, por exemplo, parecem-se um pouco com árvores pequenas, por isso podem-se tornar numa floresta divertida para o seu filho brincar.

- Decore os pratos com rostos sorridentes usando diferentes alimentos.

Envolva-o nas refeições:

As crianças respondem bem ao estarem envolvidas nos vários processos anteriores às refeições como cozinhar e escolher o que eles querem comer. No supermercado peça-lhe para identificar alguns alimentos e na altura da refeição lembre-o que foi aquele ingrediente que ele escolheu.

- Fale com o seu filho durante a preparação da refeição e peça-lhe que escolha quais os legumes que gostaria de comer.

A hora das refeições é uma aventura e são necessários alimentos nutritivos e saborosos para ajudá-los a manterem-se ativos. Leia as Receitas que preparámos para si e inspire-se para algumas das refeições para o seu filho.

Ref: Brand A, Alves E. Como devo alimentar o meu filho. 3ª ed. Lisboa: Editorial Presença; 2012.

Frutapura Tacinha Maçã Pera
Fruta 100% Fruta sem adição de açúcares.
Ler mais
Desafios na hora das refeições: Algumas dicas
Saiba algumas dicas para os momentos dificeis das refeições.
Ler mais
Lidar com birras à refeição
Conheça algumas dicas para lidar com estes momentos.
Ler mais
Puré de Manga
Conheça esta receita para o seu bebé!
Ler mais