Dicas saborosas: frutas e vegetais


Dicas saborosas: frutas e vegetais

As frutas e os legumes devem fazer parte de cada refeição do seu bebé para o ajudar a obter uma gama completa de vitaminas de que necessitam para as diferentes fases de rápido e incrível desenvolvimento. O seu filho poderá nem sempre estar receptivo aos alimentos que tem para lhe oferecer. No entanto deve ter calma e pensar em formas criativas de lhe oferecer estes alimentos que ele agora não aceita tão facilmente.


Se a sua criança recusar um vegetal, coloque-o numa receita diferente ou cozinhe-o de forma diferente. Por exemplo: grelhar, assar e cozer são todas formas fáceis de cozinhar. Pode também adicionar cebola e alho que ajudam a dar mais sabor aos pratos.

O mesmo se aplica para as frutas: corte a fruta em formas diferentes e divertidas, vai ver que o seu filho vai gostar e querer experimentar as diferentes formas.

• Adicione legumes a pratos de carne, experimentando estufar os legumes por exemplo.

• Ofereça uma escolha para que o seu filho sinta que tem algum controlo. Por exemplo: "Queres uma banana ou uma maçã?" em vez de "Por favor, come a tua banana".

• Em dias quentes, opte por confeccionar pequenos gelados ou purés de fruta, que são boas opções para ajudar o seu filho a ingerir as 5 peças de fruta por dia.

Os batidos são uma ótima forma de juntar várias peças de fruta numa só bebida saborosa. Apenas tem de misturar as frutas que tenha com leite habitual do bebé ou iogurte.

• Opte por oferecer a fruta fresca em vez de sumos de frutas, para manter todos os nutrientes destes alimentos. Caso opte por oferecer sumos, escolha frutas variadas e ricas em vitamina C.

Lembre-se sempre que, pode levar algum tempo até que a sua criança decida comer um determinado alimento, portanto, se recusarem algum ingrediente num dia específico, tente novamente noutro dia e continue a tentar!

As crianças aprendem e retêm tudo o que observam nos outros, especialmente o que a mamã e o papá fazem. Assim, se comer muita fruta e vegetais, para além de se tornar num exemplo vai encorajar também o seu filho a comer mais alimentos saudáveis.

Se não tiver mais ideias de receitas para o seu bebé, consulte as Receitas que preparámos para si!

A alimentação do bebé: A variedade essencial
Descubra mais sobre a importância da variedade na alimentação do bebé.
Ler mais
Legumes da Horta e Carninha
 
Descubra esta tacinha de refeição, para bebés a partir dos 8 meses.
Ler mais
Sobremesa de Maçã e Figos
Conheça esta receita para o seu bebé!
Ler mais
Incentivar o bebé: Alimentos diversificados
Algumas dicas para ajudar a incentivar o seu filho.
Ler mais