11 Dicas para a diversificação alimentar


11 Dicas para a diversificação alimentar


Existem algumas dicas que poderá utilizar para o início da diversificação alimentar do seu bebé, que podem contribuir para o seu filho estar disponível a experimentar novos alimentos!

- Comer pela colher é uma experiência totalmente nova para o seu bebé, por isso é natural que fique um pouco suspeito no início. A chave é deixá-los liderar o ritmo, por mais lento que possa ser.

- Escolha uma hora ideal para si e para o seu bebé, para que esteja relaxado mas bem acordado. Certifique-se de que não vai estar com pressa para poderem desfrutar desta nova aventura juntos.

- Se não aceitar um alimento à primeira tentativa, não desista. Podem ser necessárias várias tentativas para que o bebé possa aceitar um novo sabor. Basta deixar de lhe dar por um tempo e oferecê-lo novamente noutra ocasião.

- Elogie o seu bebé quando comer bem e incentive-o quando não o fizer.

- Desligue a televisão, a rádio e retire os jogos e outras distrações para longe da área de refeição. Um ambiente calmo ajudará o seu bebé a concentrar-se na hora de comer.

- Ofereça-lhe vegetais macios e cozidos para comer à mão (quando já estiver preparado para comer sozinho!)

- Não se preocupe se passarem muitos dias em que o seu bebé come menos do que o habitual. O seu apetite vai variar de dia para dia.

- A comida caseira é uma óptima opção, desde que siga algumas regras simples de higiene. A principal razão para ser necessário um cuidado extra é que o sistema imunitário do seu filho ainda se está a desenvolver.

- Lave sempre as mãos antes e depois de confeccionar as refeições, tenha atenção redobrada ao manusear carne crua.

- Use sempre facas separadas, tábuas de corte e outros utensílios para preparar carne, peixe ou frutas e legumes crus.

- Limpe qualquer equipamento usado para preparar e servir os alimentos do seu bebé antes e depois de usá-lo. Lave-o em água quente e sabão, e no final lave novamente as mãos.

Adicionalmente a estas dicas, consulte o nosso Livro dos Alimentos que a irá ajudar a escolher os alimentos e as receitas ideais para cada fase do seu filho. Faça das refeições momentos divertidos e únicos para si e para o seu bebé!

Ref: Abreu RM. O Grande Livro da Alimentação Infantil. 1ª ed. Lisboa: A Esfera dos Livros; 2009.; Guerra A et al. Alimentação e Nutrição do Lactente. Acta Pediatr Port. 2012;43(2):S17-S40.

Frutapura Tacinha Frutos Variados
As tacinhas Frutapura Blédina são 100% fruta, sem adição de açúcares.
Ler mais
A alimentação do bebé: A variedade essencial
Descubra mais sobre a importância da variedade na alimentação do bebé.
Ler mais
As Nossas Quintas
As quintas são parte de um amplo sistema ecológico, e a natureza é a sua respetiva ferramenta de trabalho.
Ler mais
Puré de cenoura
Conheça esta receita para o seu bebé!
Ler mais