Desafios na hora das refeições: Algumas dicas


Desafios na hora das refeições: Algumas dicas


Ao longo do processo da diversificação alimentar e do crescimento de uma criança, é natural que alguns alimentos não sejam aceites à primeira tentativa, ou mesmo que o seu filho comece a negar alguns alimentos de que gostava anteriormente. Este comportamento é comum e pode por vezes tornar-se num verdadeiro desafio para os pais. Por isso, partilhamos consigo algumas dicas para incentivar as crianças mais exigentes na hora das refeições!

• Crie uma rotina para as refeições.
• Não obrigue o seu filho a comer tudo o que está no prato, deixe que tenha o seu próprio ritmo. A pressão pode reduzir ainda mais o apetite.
• Se o seu filho rejeitar um alimento uma vez não desista. Tente reintroduzir esse alimento novamente noutro dia. Sabia que alguns alimentos precisam entre 11 a 15 tentativas até serem aceites?
• Crie um ambiente calmo e sem distracções para a hora da refeição (sem televisão por exemplo!)
• Ofereça pequenas porções e acrescente mais um pouco caso o seu bebé esteja com fome.
• Se cuspir, seja paciente e tente novamente outro dia misturado com o seu alimento favorito.
• A introdução dos vegetais pode ser um verdadeiro desafio, por não serem muitas vezes bem aceites. No entanto, pode incluir frutas variadas para ir alternando com os vegetais. Veja aqui o vídeo sobre a introdução dos vegetais na alimentação do seu bebé e fique a par de algumas dicas para esta fase!
• Tente incluir o seu filho nas refeições em família. Algumas crianças copiam comportamentos, por isso se desfrutar de uma refeição saudável poderá ser mais fácil o seu bebé assistir e imitá-la.
• Elogie o seu bebé quando terminar uma refeição. Também poderá ser um bom incentivo se elogiar alguns alimentos, como por exemplo “hmmm esta maçã é muito saborosa' ou 'este espinafre é ótimo'.
• Comer com colher é uma experiência totalmente nova e estranha para o seu bebé, por isso é natural que fiquem um pouco desconfiados ao início. O truque é deixá-los levar o seu próprio ritmo.
• Numa segunda fase da diversificação alimentar, e se o bebé já estiver preparado de acordo com a recomendação do seu profissional de saúde, experimente dar à mão do bebé vegetais macios e cozidos.
• O mais importante é ser paciente. As preferências da criança podem mudar, mas deve garantir que o seu filho recebe uma alimentação saudável, equilibrada e nutritiva.
• Ofereça água várias vezes ao dia.
• Pense em formas de dar nomes e histórias aos alimentos. Por exemplo, os brócolos e os pedaços de couve-flor parecem-se com árvores pequenas, onde eles podem brincar numa floresta divertida.
• Peça-lhe para identificar alimentos como o tomate ou a cenoura, e depois felicite-o quando acerta. Assim poderá lembrá-lo que o ingrediente que está a comer é um dos que encontraram no supermercado. Veja ainda o nosso ‘Livro dos Olás’ , e ajude-o a aprender a reconhecer alguns vegetais e frutas
• Sente-o a assistir e a ouvi-la na sua cadeirinha enquanto descasca e corta ingredientes, falando com ele durante a preparação da refeição. Consulte algumas das nossas Receitas e inspire-se para os pratos do seu filho.

Experimente algumas destas dicas e vai ver que o seu filho vai adorar esta nova fase de diversificação alimentar. Caso tenha alguma dúvida sobre a introdução de algum alimento contacte o seu profissional de saúde.

Ref: Guerra A et al. Alimentação e Nutrição do Lactente. Acta Pediatr Port. 2012;43(2):S17-S40; Brand A, Alves E. Como devo alimentar o meu filho. 3ª ed. Lisboa: Editorial Presença; 2012; Abreu RM. O Grande Livro da Alimentação Infantil. 1ª ed. Lisboa: A Esfera dos Livros; 2009.

Boião de Legumes e Vitela
Os boiões de refeição Blédina são uma boa opção para variar as refeições do seu bebé.
Ler mais
A alimentação do bebé: A variedade essencial
Descubra mais sobre a importância da variedade na alimentação do bebé.
Ler mais
Diversificação alimentar aos 6 meses
Pouco a pouco os novos alimentos vão desempenhar um papel importante.
Ler mais
Puré de Cenoura, Batata e Espinafres
Conheça esta receita para o seu bebé!
Ler mais