Cuidados a ter na confeção das refeições do bebé


Cuidados a ter na confeção das refeições do bebé

Antes de preparar as refeições do seu filho, é essencial ter alguns cuidados de higiene e de segurança para garantir a sua confecção com os cuidados necessários.


- Antes de começar a preparar as refeições do seu bebé, lave sempre as mãos com sabão e água quente e seque-as com uma toalha limpa. Não se esqueça de lavar também as mãos do seu filho, não só para garantir o máximo de higiene durante a refeição mas também para o familiarizar desde cedo a ter estes hábitos de higiene.

- Deve também certificar-se de que todos os seus equipamentos de cozinha estão bem limpos, incluindo os do seu bebé, desde tigelas, talheres, garrafas, copos e cadeirinha das refeições.

- Quando estiver a comprar os ingredientes para confeccionar as refeições do seu filho, tente sempre escolher de preferência as frutas e legumes mais frescos que encontrar. Deve sempre lavar e descascar, se necessário, tendo o cuidado de remover todas as sementes, nos legumes e frutas em que se aplique. Deve também cortá-los sempre antes de cozinhar.

- Quando confeccionar pratos de carne escolha as partes macias, retirando toda a gordura, ossos e cartilagem antes de cozinhar.

- Se optar por preparar um prato de peixe deve escolhê-lo fresco e pedir na peixaria para que removam cuidadosamente toda a pele, escamas e espinhas. Uma vez cozido, verifique novamente se há vestígios de espinhas e pele antes de servir ao seu bebé.

- Tenha cuidado com a quantidade de sal que inclui nas refeições do seu filho. Não se esqueça que a maioria dos alimentos já contém sal, pelo que não há necessidade de acrescentar, por ser prejudicial à saúde do seu filho. Deve também evitar adicionar açúcar e apostar na oferta de frutas e legumes naturais.

- A carne e o peixe devem ser cozinhados ao vapor ou grelhados e deve sempre cozinhar bem estes alimentos. A carne não deve conter pedaços cor-de-rosa e o peixe deve ficar firme, sem partes gelatinosas.

- A fruta e os legumes também podem ser cozinhados. Pode cozinhar algumas frutas no forno, como maçãs e peras. No entanto, a melhor opção para as cozinhar de forma a manter os seus nutrientes é através da utilização de um coador de metal, com a fruta/legumes numa panela de água quente com a respectiva tampa.

- No início do processo de diversificação alimentar, as refeições do seu bebé devem ser preparadas em forma de purés suaves. À medida que o seu filho cresce, pode começar a confeccionar pratos com uma textura gradualmente mais sólida.

- Deve sempre servir a refeição do seu bebé morna em vez de estar a ferver, no entanto certifique-se de que foi cozido e, em seguida, deixe arrefecer.

11 Dicas para a diversificação alimentar
Conheça algumas dicas para o início da diversificação alimentar.
Ler mais
Desafios na hora das refeições: Algumas dicas
Saiba algumas dicas para os momentos dificeis das refeições.
Ler mais
Blédipapa 4 Cereais Maçã Pera
Blédipapa 4 Cereais Maçã Pera é uma farinha láctea, sem adição de açúcares
Ler mais
Caldo de cenoura e alface
Conheça esta receita para o seu bebé!
Ler mais