O bebé e os alimentos: Aprender a comer à mão


O bebé e os alimentos: Aprender a comer à mão


A prática leva à perfeição, por isso não demorará muito até a coordenação do seu pequeno melhorar e passar a haver menos comida no chão. Elogie o seu filho quando fizer bem e irá surpreender-se com a rapidez com que a sua criança consegue novas habilidades! Lembre-se, no entanto, que cada criança é única, por isso não se preocupe se o seu pequeno não estiver a aprender tão rapidamente quanto os seus amigos, no final vai lá chegar!

A independência da criança aumenta a um ritmo assombroso durante o segundo ano. Poderão passar a comer à mão nesta fase e pelos 2 anos de idade, deverão ser capazes de beber a partir do seu copo usando apenas uma mão (sem muitos derrames). Tente estabelecer refeições em família sempre que possível e manter o encorajamento. O seu filho vai estar muito orgulhoso das suas novas habilidades e vai adorar ter uma audiência para as mostrar!

Oferecer uma variedade de alimentos e texturas diferentes vai ajudar a manter as refeições interessantes e conseguir com que o seu pequeno experimente alimentos novos.

Algumas sugestões de alimentos para oferecer ao seu filho para comer à mão:

- Mini sanduíches de queijo cortadas em pequenos pedaços

- Tiras de frango cozido, cortadas em pedaços finos (deve deixar arrefecer após cozedura e antes de servir ao bebé)

- Ovos cozidos, cortados em pequenas fatias finas ou em quartos

- Cubos de queijo pequenos

- Tiras de cenoura finas e outros vegetais que o seu filho goste

- Fatias de fruta suave, como maçãs e bananas

O importante é oferecer alimentos saudáveis e variados para o seu filho começar a comer à mão. Para além de desenvolver as suas capacidades motoras, recebe os nutrientes e vitaminas de que necessita. Tenha em atenção que todos os alimentos oferecidos ao bebé devem ser devidamente lavados, cortados e descascados se necessário. Nos casos em que necessitam de ser cozinhados, deve deixá-los arrefecer antes de os oferecer ao seu filho. Em caso de dúvida sobre quais os alimentos a oferecer ao seu bebé, fale com o seu profissional de saúde que a aconselhará sobre as melhores opções.

Ref: Direção-Geral da Saúde (DGS). Programa nacional de saúde infantil e juvenil: norma da DGS nº 010/2013. Lisboa: DGS; 2013. Disponível em https://www.dgs.pt/?cr=24430; Abreu RM. O Grande Livro da Alimentação Infantil. 1ª ed. Lisboa: A Esfera dos Livros; 2009.; Guerra A et al. Alimentação e Nutrição do Lactente. Acta Pediatr Port. 2012;43(2):S17-S40.

Bolachinhas
Desenvolvidas por especialistas em nutrição infantil, adaptadas às necessidades do bebé.
Ler mais
O lanche do bebé: Algumas dicas
Conheça alguns alimentos para o lanche do seu filho.
Ler mais
Nutrição a partir dos 12 meses
O seu filho não é um mini-adulto e continua a ter necessidades nutricionais específicas.
Ler mais
Fatias Finas de Pato e Espinafres
Conheça esta receita para o seu bebé!
Ler mais