Nutrientes

Para que o seu bebé possa crescer e ter um desenvolvimento adequado é necessário ter um suporte adequado e equilibrado de nutrientes, proveniente da alimentação.

Durante a infância, as necessidades nutricionais são muito específicas e estão em constante evolução. Nesta fase, são proporcionalmente mais elevadas do que em qualquer outra fase do ciclo de vida (por quilograma de peso).

Todos os nutrientes desempenham um papel importante no crecimento do bebé.

Aqui destacamos o papel de alguns:


As Proteínas são essenciais para o crescimento e desenvolvimento dos tecidos, como o tecido muscular, a pele, os olhos, os pulmões, o cérebro e outros órgãos. São constituintes importantes de hormonas, enzimas e anticorpos.

A principal fonte proteica nos primeiros meses de vida é o leite materno, que fornece proteínas de elevado valor biológico, que contêm todos os aminoácidos essenciais de que o bebé necessita, ou seja que o organismo é incapaz de sintetizar.

Posteriormente, após o início da diversificação alimentar, são incluídas outras fontes de proteína na alimentação do bebé como a carne, o peixe, derivados do leite e leguminosas.

Os Lípidos constituem a maior fonte de energia do bebé nos primeiros meses de vida. Participam no transporte de Vitaminas lipossolúveis, são constituintes estruturais das células e ajudam a manter a temperatura corporal.

Os Ácidos Gordos Essenciais têm que ser obtidos através da alimentação porque o organismo não os consegue sintetizar.

São importantes para o desenvolvimento cerebral e visual e reforçam as defesas do bebé.

Podemos obtê-los através de alimentos como o leite materno, óleos vegetais e peixe.

O esqueleto humano desenvolve-se desde os primeiros meses de vida até bem depois da adolescência e o Cálcio é fundamental para que este processo seja adequado.

Este nutriente contribui também para o desenvolvimento dos dentes. É por isso indispensável satisfazer as necessidades de Cálcio do bebé desde cedo, para assegurar o desenvolvimento adequado do seu sistema ósseo.

O leite materno e os derivados do leite são as fontes alimentares de Cálcio mais relevantes, embora alguns vegetais folhudos, principalmente os de folha verde escura, sejam também fontes alimentares deste nutriente.

A partir dos 4 meses devem ser reconstituídas as reservas de Ferro que o bebé adquiriu antes de nascer. Este nutriente é essencial para a síntese de hemoglobina nos glóbulos vermelhos, que é responsável pelo transporte de oxigénio no sangue.

Coordenar o andar, agarrar nos objetos… À medida que se desenvolve, o bebé necessita cada vez mais de Ferro devido à sua crescente atividade. Sem a quantidade de Ferro necessária, o bebé cansar-se-á mais rápido e ficará mais sensível a agressões do meio externo. O leite materno, e mais tarde a carne e o peixe, são fontes importantes de Ferro.

As Vitaminas são nutrientes fundamentais para o bom funcionamento do organismo. São necessárias para a transformação dos nutrientes em energia, favorecem a atividade de outros nutrientes e são constituintes de estruturas celulares. Elas intervêm em cada parte do seu organismo: olhos, cérebro, músculos e ossos.

A Vitamina C tem um papel essencial já que participa ativamente nas defesas do organismo e favorece a absorção de Ferro enquanto a Vitamina D contribui para o desenvolvimento ósseo através da promoção da absorção de Cálcio.

A Vitamina B1 atua sobre o funcionamento dos músculos e das células nervosas, favorecendo a utilização de energia dada pelos alimentos. O bebé tem 3 vezes mais necessidades de Vitamina B1 para desempenhar as suas atividades do que um adulto (em proporção ao peso do seu corpo).

A Vitamina E é a parceira ideal dos Ácidos Gordos Essenciais e das Vitaminas A e C.

O organismo do bebé não tem capacidade de armazenamento e é através da alimentação que o bebé obtém as Vitaminas que necessita para o seu desenvolvimento. As Vitaminas encontram-se especialmente em frutas, legumes e também no leite materno.

Nutrientes
Os Nossos Agricultores
Só uma relação de estreita confiança resulta em parcerias de qualidade.
Ler mais
Os Nossos Ingredientes
Certas coisas devem ser mantidas simples e autênticas.
Ler mais