Os 4 meses do bebé

 


O seu bebé continua a crescer e a desenvolver-se dia após dia. Cada vez mais curioso, começa a mexer-se, a virar-se e a explorar o mundo com os seus olhos, o seu nariz e os seus ouvidos.

Já tem maior controlo sobre a parte superior do corpo, o que lhe permite sentar-se (inicialmente com o apoio de almofadas colocadas nas costas e à frente), começar a segurar a cabeça  e controlar os seus movimentos. Agora, já consegue pegar num brinquedo e brincar sozinho, mas só por alguns instantes.

O bebé gosta de agarrar tudo e descobrir as diferentes texturas que o rodeiam, não só com as mãos mas principalmente levando os objetos à boca, o seu principal meio de conhecimento.

Não deixe objetos pequenos (botões, moedas, peças pequenas de brinquedos) ao seu alcance.

Esta evolução traduz-se numa atividade física intensa, quando comparada com os primeiros meses, em que praticamente só dormia.

Chama a atenção dos pais e expressa as suas necessidades de um modo cada vez mais específico. Começa a reconhecer caras e procura cada vez mais a sua mamã, a pessoa que lhe é mais próxima e com quem desenvolve uma relação especial.

O bebé já sorri espontaneamente e daqui a pouco tempo fará as delícias dos pais com as primeiras gargalhadas.  Está a aprender a emitir novos sons e gosta de repetir o que ouve.

Brinque e converse com o seu bebé, embora ele ainda não consiga responder, ouvir a sua mamã a falar vai ajudá-lo a desenvolver a fala e as brincadeiras vão contribuir para o seu desenvolvimento!

O leite materno é a base da alimentação do seu bebé, fornecendo-lhe todos os elementos nutricionais indispensáveis ao seu crescimento: Proteínas, Lípidos, Hidratos de Carbono, Sais Minerais, Vitaminas, assim como os fatores que contribuem para a sua imunidade.

O leite materno é também um importante aliado contra as alergias, já que contém imunoglobulinas, substâncias que ajudam a proteger a mucosa intestinal de elementos causadores de alergias.

A Organização Mundial de Saúde recomenda que os bebés sejam exclusivamente amamentados até aos 6 meses e continuadamente até aos 2 anos de vida, conjuntamente com a introdução de alimentos complementares nutricionalmente adequados e seguros.

No entanto, de acordo com os especialistas, o bebé poderá estar agora preparado para experimentar outros alimentos para além do leite, a partir das 17 semanas de vida.

Desta forma, se o profissional de saúde assim o entender, poderá dar início à diversificação alimentar do bebé, a partir dos 4 meses de idade.

Desenvolvimento Bebe 4 meses
Diversificação alimentar aos 4 meses
O seu bebé cresce dia após dia. Cada vez mais curioso, começa a explorar o mundo.
Ler mais
Nutrientes
Todos os nutrientes têm um papel importante no crescimento do seu bebé.
Ler mais
O Nosso Manifesto
Uma nutrição adequada para ajudar o seu bebé a gostar de boa comida.
Ler mais