A alimentação do bebé aos 8 meses

Existem períodos específicos para o desenvolvimento das várias capacidades que o bebé vai adquirindo. A descoberta de novos alimentos e sabores prossegue, mas agora é tempo de estimular o desenvolvimento da mastigação oferecendo ao bebé novas texturas, progressivamente mais sólidas.

Comece por deixar os purés com uma textura mais granulosa (mal triturados) e depois passe aos pedacinhos que devem ser muito pequenos e macios.


A partir dos 8/9 meses pode começar a juntar arroz ou massa (bem cozidos) ou puré de batata como acompanhamento da carne ou do peixe e dos legumes.

Inicialmente devem ser adicionados pedaços de massa ou arroz pequenos e de consistência mole, para que o bebé não se magoe na boca.

Entre os 9 e os 11 meses podem começar a ser oferecidas leguminosas ao bebé: inicialmente o feijão-frade, branco ou preto e a lentilha e posteriormente a ervilha, a fava e o grão.

Devem ser servidas em pequenas quantidades, sem casca e muito bem cozinhadas e trituradas.

A gema de ovo pode ser introduzida a partir do 9º mês (começando por dar metade da gema sempre bem cozida), em substituição da carne ou do peixe, no máximo 2 a 3 vezes por semana. Caso não haja história individual de atopia, a clara pode ser oferecida ao bebé a partir dos 11 meses de idade, sempre de acordo com a indicação do profissional de saúde assistente.

Lembre-se de oferecer água ao bebé várias vezes ao longo do dia. Ofereça a água no copo adaptado, em vez do biberão.

A água é o principal constituinte do organismo do bebé. As suas necessidades hídricas são elevadas e ele necessita de beber 3 vezes mais água do que o adulto (relativamente ao seu peso corporal).

A água assume especial importância no funcionamento dos rins e da bexiga.

A ingestão adequada de água ajuda também no funcionamento do intestino, prevenindo a obstipação.

Pequeno-almoço

O pequeno-almoço é uma das alturas mais importantes do dia. O bebé continua a sua viagem pelo mundo de novos alimentos, mas o seu leite habitual continua a ter um papel fundamental. Pode dá-lo simples ou preparar um prato de papa para o seu bebé.

Almoço

O almoço é um momento importante no dia do seu bebé uma vez que é o momento de recarregar energias para o resto do dia.

O paladar continua a desenvolver-se e os alimentos devem ir variando consoante o bebé se sinta preparado para diversificar o conjunto de sabores que o acompanhará ao longo da sua vida. Nesta fase o bebé aprecia sabores mais requintados e sobremesas mais apetitosas.

Deve começar a fazer-se a transição de uma textura homogénea para uma textura granulosa, com pequenos pedacinhos. As refeições da Blédina que têm receitas simples e saborosas, adequadas a cada etapa de desenvolvimento do bebé.

A fruta tem um papel fundamental no desenvolvimento do bebé. As frutas Blédina às quais não são adicionados açúcares, corantes ou conservantes (de acordo com a legislação de alimentação infantil) são uma opção para terminar a refeição

Lanche

A Blédina tem ao seu dispor uma grande variedade de papas para o lanche do seu bebé. Pode alternar a papa com outros produtos lácteos como por exemplo Petit Blédi ou com os nossos lanchinhos diversificados com fruta e bolacha para o bebé se deliciar. As bolachas da Blédina são uma ótima alternativa para o bebé começar a mordiscar e podem ser acompanhadas por uma  dose de fruta.

Jantar

É principalmente à noite que o cérebro do bebé segrega a hormona do crescimento, daí a importância de uma noite de sono, completa e descansada. A sopinha do bebé da Blédina tem legumes, cuidadosamente selecionados, para o bebé e é uma boa opção para a noite. Para terminar a refeição ofereça ao bebé uma frutinha.

Diversificacao alimentar 8 meses
8 meses a explorar
O bebé gosta cada vez mais de se movimentar e diverte-se a gatinhar e a rebolar.
Ler mais
Os Nossos Ingredientes
Certas coisas devem ser mantidas simples e autênticas.
Ler mais
Nutrientes
Todos os nutrientes têm um papel importante no crescimento do seu bebé.
Ler mais
Puré de Batata com Frango
Uma boa opção para variar e introduzir pequenos pedacinhos nas refeições do seu bebé.
Ler mais